Total de visualizações de página

sábado, 8 de agosto de 2009

ARTIGOS DOS ALUNOS DO 9° ANO "D" e "E" - A Noticia Ontem e Hoje

Violência em Manaus
Autores: Allen Samie de Castro
Carlos Max Viana Lopes
Elias Monteiro de Castro Júnior


Um relato de 1991 afirma que o numero de gangue crescia na cidade (já eram cerca de 300 gangues cada uma com cerca de quanreta membros de 12 a 19 anos de idade). Segundo avaliação do chefe de setor de investigações da delegacia de vigilância e proteção ao menor no amazonas, Stones Mesquita, 33anos.
Nas madrugadas de domingo e segunda feira, os policias encontraram nos bairros periféricos de Manaus e nas discotecas freqüentadas pelas gangues, corpos de adolescentes e adultos cortados com facões. É uma guerra feia diz o delegado de homicídios e seqüestro. Vemos nesse relato que a violência só vem aumentando no decorrer desses anos, e nossa segurança está cada vez pior, a pessoa matam umas as outras não por rivalidade por qualquer motivo que elas se achem ofendidas ou rebaixadas diante da sociedade.
Podemos entender que o mundo está uma loucura é pais contra filhos, e irmãos contra irmãos e nações contra nações, então podemos perceber que a violência não mudou nada só aumentou ainda mais. No dias de semana como sábado e domingo isso começa com uma discussão de familiares e etc.e nos bares no centro da cidade de Manaus.
___________________________________________________________________
Veterinários vão debater saúde dos alimentos 09/06/89
Autores: Adalberto de Souza
Raimunda Nonata Matias Nunes

Enquanto nos EUA, saúde publica é assunto de interesse da segurança nacional, no Brasil, os consumidores estão se tornando cada dia mais exigentes,as industrias procuram aprimorar o controle de qualidade,inclusive para atender o mercado de exportação,e a fiscalização,através dos órgãos governamentais,e mais intensificada entretanto,os problemas de contaminação e higiene dos alimentos.

De 89 para 2009 poucas coisas mudaram.
Hoje em dia quando vamos a um super mercado, será que temos a preocupação em ver as datas de validade dos alimentos?
Hoje vamos dizer que 80% da população não se preocupa com as validades dos alimentos, até mesmo acabam iguinorando só por terem o preço mais baratos.
E sendo assim acabam esquecendo do mais importante que é a saúde.
Temos muitos casos que acabaram dando muitos problemas e na maioria dos casos acabaram em morte por infecção.
Casos tristes que acabamos presenciando no dia a dia, na maioria dos casos são de pessoas que vivem nas ruas de Manaus.
A criminalidade acontece dentro de super mercados, que acabam adulterando os prazos de validade e assim pondo a vida das pessoas em perigo, temos que ter muito cuidado ao compra qualquer tipo de alimentos, e sempre ficarmos de olho nos prazos de validade.
E sendo assim podemos ter controle sobre a contaminação dos alimentos, tendo mais saúde e higiene.
___________________________________________________________________
Meninas grávidas que trabalham até 11 horas
Autores: Gabriel de Oliveira Veiga
Vagner Luna dos Santos


Em1995 era uma época de escravidão trabalhista, mulheres de 15 anos, grávidas, a seis meses de sua gravidez, trabalhavam sem proteção de em seu trabalho passando cola em sapato na linha de montagem do ateliê essas meninas trabalhavam ate todos os dias por ate 11 horas de trabalho.
O ambiente que elas trabalhavam era sujo escuro, barulhento e também mau aventilado assim era a rotina delas que viviam praticamente uma escravidão.
Adolescente que estão grávida que estão trabalhando e manuseando cola na indústria de calçado podem sofre lesões irreversíveis.
As colas solventes e tinta contem agente químico como tolueno n-hexano e acetona que acabam sendo também aspirado.
E por isso os médicos falam que a culpa e do trabalho que as adolescentes grávida fica aspirando aquele cheiro.
O medico Mario Silveira de 45 anos da TRD gaúcho diz que esses produtos causam danos neurológicos deprime o sistema nervoso central e por isso que os efeitos imediatos são perda de coordenação e sonolência.
___________________________________________________________________
Segunda geração da guerra supera ódios
Autoras: Karoline Silva do Nascimento
Rosa Laura Araujo

Encontros entre filhos de nazistas e de vitimas do holocausto expõem ressentimentos, e abrem caixas pretas.
Um dia, filhos de nazistas e filhos de suas vitimas se encontraram. Um dialogo corajoso e ousado teve inicio apesar dos sarcasmos e do espanto de alguns, que o qualificaram de indecente.
Como se alguma influencia maligna ainda ameaçasse uma aproximação desse tipo. Foi desencadeado um processo que não se sabe aonde ira levar. Não se trata de perdão ou de esquecimento, nem sequer de reconciliação. Simplesmente de por fim ao ódio.
O processo foi deslanchado pelo psicólogo israelense Dan Bar-On, cujo os pais deixaram a Alemanha em tempo de escapar do inferno e de conservar, segundo ele “uma visão positiva da humanidade”
Houve outros encontros, e existem outros grupos.
Juntos, filhos de vitimas e filhos de criminosos nazistas visitaram Auschwitz, Dachau, o museu do holocausto de Washington, o museu de Yad Vashina em Jerusalém. Não havia câmeras - a intenção não era realizar a ser lembrada, nem uma demonstração de reconciliação a ser assistida por outros. Era um gesto intimo e doloroso, necessário.
Ricardo Eichman, filho de Adolf Eichman, um dos principais executores do extermínio de judeus durante a segunda guerra mundial, só agora esta aprendendo a conviver.
___________________________________________________________________
A Decisão Dramática: Uma Grande Retirada
Autores:Aldeane Prestis
Jaymison Borges



A cratera começou a se abrir no dia12 de agosto de 1986 com10 metros de diâmetro e no dia seguinte aumentou para 40 metros. Engolindo casas e ninguém dormia tranqüilo e quem podia já estava fugindo apesar desse tempo já tinha ordem de retirada: Onde todo mundo teria que sair de seu alojamento, entretanto nem todos tinham para onde ir e então a cratera cresceu muito mais de ¼ da população que estava sendo transferido.
Ela poderia se expandir-se a qualquer momento e que poderia trazer uma tragédia pior.
E Cajamar era um município de São Paulo onde aconteceu a tragédia da cratera e Cajamar que não era popularmente conhecido passou a ser totalmente conhecido pela mídia nacional e como ate hoje aconteceu a poucos anos em algumas cidades do Brasil.
___________________________________________________________________
Frota e ampliada com 27 novos ônibus em circulação
Data-sábado 27 de abril de 1996
Autores: Fabrício da Silva Souza
Ramon da Costa Uchoa



De 1996 pra cá quase nada mudou, a situação dos ônibus em Manaus continua quase a mesma.
Naquele ano os ônibus em Manaus eram poucos, e hoje em dia ta da mesma forma. Poucos ônibus, e os que têm ainda são lotados. Os terminais da cidade vivem lotados por falta de ônibus.
Hoje em dia ainda circulam por alguns bairros as lotações de lá pra cá a passagem era num preço muito bom hoje em dia os empresários querem até aumentar o preço da passagem, hoje em dia os ônibus estão muito ruins na cidade. No caso das combes e microônibus estão piores hoje porque já ate tiraram alguns da cidade que prejudicou muito a população então não mudaram muita coisa de1996 pra 2009. Os funcionários de hoje querem ate fazer greve por causa dos salários dos funcionários hoje os ônibus continuam a mesma coisa na cidade de Manaus.
___________________________________________________________________
Famílias sobrevivem do que é jogado no lixo
Autores: Darlionildes Arruda da Silva
Girlley


Pessoas sem emprego fixo conseguem se sustentar vendendo materiais retirados de lixeiras. “O trabalho é digno”

No ano de 2001 houve acontecimentos em que pessoas sobreviviam do que era jogado no lixo.
Mais hoje várias pessoas ainda vivem disso, quer dizer nos lixões do Brasil catando sustento para seus filhos e para si mesmo, isso acontece por que muitas dessas pessoas estão desempregadas e não tem de onde tirar seu sustento.
Bom, não mudou muito de lá pra cá, pois crianças e adultos estão disputando lixo para comer e o que é chocante é que essas pessoas não têm um trabalho fixo e dizem que catar lixo é um trabalho digno.
Não é muito comum ver crianças cantando o que comer, pois no Brasil isso não é mais uma raridade e o problema geral é o desemprego, pois as disputas por alimentos é muito grande mais é assim que varias pessoas sobrevivem.
Bom os anos foram se passando e no meu ponto de vista não mudou muito, pois famílias continuam retirando restos de comidas do lixo, bom isso não é muito agradável mais para eles isso é um trabalho digno.
O que acontece é uma vergonha, isso só mostra a falta de despreparo dos nossos governadores, eles chegam acabam com a única fonte de renda dos moradores, primeiro eles deviam chegar com recursos para essas pessoas mais não, em minha opinião isso é um crime contra a humanidade.
Esse bando de sem vergonhas só querem o dinheiro das pessoas sem ajuda nenhuma só fazem promessas e promessas e não fazem nada.
___________________________________________________________________
Manaus muito antiga
Autores: Jokebed da Silva Barroso
Larissa Ketlem Alves Dias


Bom o que mudou do ano de 1982 até hoje do século 21 que estamos. Mudaram
Muitas coisas como, por exemplo: os bairros naquele tempo não eram asfaltados, as ruas eram de barro bruto do vermelhão, não havia essa modernidade que são torneiras mais sim eram poços de águas, era um sufoco muito grande era muitas mulheres carregando balde com água na cabeça e isso para elas não era ruim porque elas já estavam acostumadas.
As casas nesse tempo eram na maioria cobertas de palhas outras de telhas produzidas na única olaria da cidade e hoje tudo mudou é casas com lajes, prédios etc.
Já na iluminação da cidade antiga era com lampiões insuficientes para clarear e hoje são lâmpadas suficientes para clarear.
Hoje em dia muitos reclamam de tudo pior seria se naquele tempo fosse o tempo de hoje ninguém agüentaria carregar balde na cabeça, beber águas sem ser tratadas e etc.
No de ano 1982 não havia essas modernidades de hoje: que são computadores, TV plasmas, radio portados, celulares de primeiras gerações, carros modernos, carros para deficientes, e ônibus. Até as roupas mudaram antigamente era só um pano amarrado, ou seja, enrolado envolta a cintura e hoje as roupas são radicais, modernas, sensuais porque no tempo do judaísmo não havia essas modernidades que hoje há. Em 1982 também não havia sapatos, ou seja, era uma sandália esquisita que era enrolada nas pernas. Agora não e sapato alto, baixo, rasteira, balé, couro, cristal, diamante, brilhante, tênis e etc.
Agora nesse tempo em que nos vivemos são muitas coisas que até nos mesmos não entendemos concluindo a vida de um ser humano não é fácil muitos reclamam da vida mais antes era muito mais difícil como nos se sairíamos ninguém sabe no tempo de 1982 era difícil por causa da luz, água, calçar, vesti, do jeito de ser. Manaus era muito diferente do que hoje é. E é isso. O que nos entendemos de Manaus antiga tudo mudou mesmo. Agora Manaus esta nos seus conformes.
Bom professor é isso.
___________________________________________________________________
Manaus, sexta-feira 12 de dezembro de 1997.
CIGARRO E BEBIDA: MENORES PODEM SER PROIBIDOS
Autores: Ketleen Patrícia Nonato Gomes
Laurency Lucas dos Santos


Esse texto fala sobre menores de 18 anos que consomem bebidas alcoólicas e derivados do tabaco, o projeto que proíbe esse caso recebeu parecer favorável da comissão de turismo,industria e comercio da câmara criando assim controle para garantir e resgatar a cidadania dos jovens usuários das drogas legalizadas.
Campos, líder do PFL disse que a câmara estaria favorável ao projeto por garantir a cidadania dos jovens.
Para o vereador Chico preto (PFL) autor do projeto, a proibição justificasse pelo alto índice de menores de 18 anos fumantes e consumidores de bebidas alcoólicas.
A multa prevista para quem descumprir a lei 500 e a reincidência de 2mil.
Na década em que estamos isso no nosso ver não esta tão rígido como posto no projeto anterior. Mas achamos que isso foi de momento, que nem a lei seca posta pelo presidente lula, só para impressionar os jovens.
Hoje em dia vemos menores de idade comprando cigarro e bebida em bares e mercadinhos sem qualquer preocupação, para os vendedores a lei não importa o que importa é a venda!
Para os que não consomem isso é besteira, mas para quem usa isso é ser macho, acha bonito!
Jovens de hoje caem muito fácil nessa onda as vezes por não terem orientações dos pais.
Mas os pais são às vezes os primeiros.
___________________________________________________________________
AS MAIORES AMEAÇAS AO MEIO AMBIENTE DA TERRA
Autores: Renata Pena

Foram em 1989 de novembro quatro acontecimentos chocaram o mundo primeiro extinção, aquecimento global, dejetos, superpopulação.
A destruição da floresta e outros acontecimentos em compensação do mundo de antes com o mundo de hoje acontecimentos que aterrorizavam a população hoje em dia choca a humanidade na década passadas perdemos muitos animas como também com o aumento da população. Não e só no Brasil como também no mundo todo.
Muitas das vezes muitas pessoas procuram até lugar não apropriado para morar como e lugares de riscos ou em lugares proibidos então, foi ai também que perdemos muitas porcentagens de nossas florestas, falando também da parte em que quando a população vai crescendo o acumulo de lixos em rios, lagos, igarapés.com a perda de terras que se constatam na nossa floresta muitas frutas e animas também como também os animas que perdemos servem para caçadores, e pessoas que querem fazer o mal...
Como em 1989 na Europa ocidental cresceram a população para 510 milhões, na áfrica 1,15 milhões... Se formos ver o tempo de antes pra hoje os tempos modernos, vamos ver que não mudou, muita coisa mais sabemos que em primeiro lugar hoje em dia esta o nosso querido amado Brasil que perdeu muito de sua verdes flores,dos seus lindos animas que muitos hoje em dia esta em extinção,bichos que poderiam hoje esta na suas moradias estão em cativeiros e são casados!Se formos também ver locas que hoje em dia estão sendo poluídos uma das grandes cidades que podemos ver ate pela televisão e a cidade de são Paulo não só por carros,e também por fabricas...com isso o mundo todo fica em clima de suspense,pois ninguém sabe que pode acontecer no dia seguinte.com isso foi a vendo vários tipos de criação como vendas de animas,venda de lugares proibido.como terrenos,o crescimento de população em lugares proibido e muito grande,a rivalidade de pessoas com pessoas e enorme e pessoas que mesmo sabendo que estão morando em lugares inapropriados discutem com lei e ai que começa também uma grande guerra.muitas das vezes nos falamos mal das nossas florestas mas se formos ver a maioria das coisas que precisamos vem dela como a madeiras,alimentos e varias outras coisas..bom a floresta faz parte de nossas riquezas.
Abril: 1.123 km² de desmatamentoNem bem a Semana do Meio Ambiente começou e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) revelou mais uma vez um aumento de desmatamento na Amazônia. Apenas no mês de abril, 1.123 km² da floresta foram desmatados. Em março, a área total tinha sido de 145 km².
Os estados com maior desmatamento, segundo o INPE, são Mato Grosso e Roraima. Em março deste ano, Mato Grosso tinha 112,4 km² de alerta de desmatamento, sendo 69% de sua área coberta por nuvens. No mês de abril, o estado apresentou 794,1 km² de desmate. Roraima, que teve 18,8 km² de alerta de desmatamento em março, atingiu a área de 248,8 km² em abril.
___________________________________________________________________
O ÍNDIO E SUA ORGANIZAÇÃO.
Autores: Thayane Gomes
Gricya Tavares Fonseca


Como funciona a organização social e cultura do índio?

Como o índio tem a sua cultura e completamente deferente da nossa, eles vivem livre age diferente não usando roupas, tendo um modo de criação diferentes das pessoas da cidade. Com tudo isso conseguiu liberdade para se expressa no nosso mundo.
Mesmo com muito preconceito conseguiram enfrentar os obstáculos.
O que poderíamos considerar como camada social e política e acúmulo de função, porque os chefes têm mais deveres que poder. Nas sociedades primitivas brasileiras, todos participam de um regime comunitário, onde não há inveja, egoísmo ou disputas pessoais e a meta é o individuo. Essa é a regra geral, embora cada grupo se identifique por seus costumes particulares. Isso aconteceu na década de 1980 diferentes do século XXI, que muitos deles vivem na modernidade.
Não são todos mais podemos hoje em dia encontrar professores, advogados, Médicos, e com muitas outras funções. Mais por outro lado ainda existem tribos isoladas do mundo.
Concluímos que não importa raça ou cor todos somos iguais a todos
Basta ter força de vontade pra ter algo na vida. Como um exemplo se uma pessoa indígena que veio de uma tribo pode conseguir nós não podemos descriminar por sua raça.
___________________________________________________________________
DEMISSÕES EMPRESAS E CONSTRUÇÃO CIVIL DEMITEM 258
TRABALHADORES EM 1999
Autores: Rafael Miranda Bastos
Susiane Valéria Souza da Cruz



Faz aproximadamente dez anos que o distrito industrial demitiu 3,8 mil trabalhadores, segundo o Sindicato dos Metalúrgicos, na construção civil também foram afetada.
Na época a empresa CCE da Amazônia e a pires componentes demitiram juntas cerca de 200 funcionários.
Há alguns meses atrás houve uma demissão em massa, por causa da crise financeira, que atingiu desde os grandes executivos ate as pessoas de baixa renda.
Milhões de pessoas no mundo todo foram demitidas por causa da crise.
Vários bancos no mundo faliram, varias empresas demitiram funcionários em escala gigantesca, praticamente pararam com a produção.
Algumas empresas para não perderem seus funcionários deram férias fora de época. Mais de nada adiantou, alguns funcionários foram demitidos.
Na construção civil, teve uma queda mais agora como Manaus foi escolhida como umas das cedes da copa de 2014 vão surgir muitas oportunidades de empregos.
Em nossa opinião apesar da crise algumas cosias afetaram sim algumas não.
Como por exemplo: vejo tanta gente gastando, viajando, se divertindo, bebendo e dizem que a situação ta difícil. Realmente da pra ver que essa crise atingiu as pessoas mais humildes porque o pouco o que ganham não tem como gastar com diversões porque só possui dinheiro para sua alimentação, e ainda têm tantos empresários que ficam reclamando por causa da crise, mais vivem gastando dinheiro à toa.
Então concluímos em 1999 pra cá mudou sim muita coisa hoje já fica mais fácil arranjar emprego, aqui em Manaus só fica desempregado quem quer mais em nossa cidade ainda falta muita coisa, mais oportunidade principalmente para os jovens falta cursos profissionalizantes, por que só fica empregado quem tem cursos, e experiência hoje tem gente que tem condições de paga um curso e tem gente que não por isso que as autoridades tinham que fazer um projeto para as pessoas mais humilde.
___________________________________________________________________
BANDO ASSALTA, ESTUPRAVA E TRAFICAVA. (Manaus, quarta feira, 30 de setembro de 1998).
Autores: Anderlane Nascimento de Jesus
Rackson Rangel Lima de Freitas



Bom de 1998 para 2009 não mudou quase nada infelizmente ainda existe muito tráfico de drogas, assaltos e estupro.
Hoje em dia o trafico piorou muito mais, porque quase todos os policiais convivem ao redor dos traficantes, mais não para acabar e sim para ganhar.
Em relação aos estupros nem se fala nisso, as crianças são as mais ameaçadas no mundo, muitas delas já sofreram abuso e morreram, essas são crianças entre dois a seis anos que são as mais prejudicadas porque tem menos chances de sobreviver.
Enquanto aos assaltos já existem vários tipos. Hoje em dia não se respeitam nem os idosos, eles matam, espancam tudo por um salário digno que se passa a ser sujo.
Os traficantes de hoje, a maioria estão morrendo, nem esses que ficaram foragidos pelos policiais no jornal de 1998 escaparam, um deles morreu que foi o “Jerry” (presenciado por mim), enquanto ao outro deve ter seguido o mesmo destino.
O mundo precisa de muita segurança e bem reforçada para que o povo passe pelo menos seus últimos dias com paz, segurança, saúde e uma vida confortável a gente precisa do mundo e o mundo precisa de nós mais com segurança e paz.







Nenhum comentário:

Postar um comentário