Total de visualizações de página

domingo, 9 de agosto de 2009

ARTIGOS DOS 9° ANO

AMAZONIA- Expedições cientificas não merecem confiança
Manaus, domingo 3 de abril de 1983

Autores: Luiz Cláudio
Rosa Rodrigues Ferreira


Duas missões cientificas, uma do governo Francês, outra do governo soviético, encontram-se presente, atuando na região amazônica em pesquisas que pouco ou nada importam ao governo brasileiro. Por um lado Jacques Costeau teve autorização do Presidente Figueiredo para desenvolver pesquisas cientificas nos rios da bacia amazônica. Por outro lado o soviético Viotcheslav Godeev, que chegou semana passada a Manaus e daqui partiu rumo ao atlântico. Os dois oceanógrafos fizeram essas pesquisas cientificas e desenvolveram muitos trabalhos.
O amazonas é riquíssimo em minérios, disputados pela sua super potencia, como o titânio, cassiterita, ferro e até mesmo o petróleo. Naquela época se demorou a descobrir que existe forte influencia do rio amazonas sobre o oceano atlântico que se estende até a costa da Inglaterra.
Constatou-se que a devastação da fauna e flora, três grandes novidades, o Brasil precisou de cientistas estrangeiros para esta descoberta, passou para o mundo na época e até mesmo para o país em geral de que: “como o desenvolvimento brasileiro não é selvagem”.
Portanto não merecem confiança, desde o descobrimento do Brasil (a invasão) a nossa flora e fauna é roubada constantemente.
Não mudou nada de lá pra cá, o exercito e o IBAMA não tem condições de fiscalizar essa terra toda na nossa região gigantesca, a maior bacia geográfica.
Todo dia é apreendido milhares de peixes, tartarugas, pássaros e até plantas, que são extraídas para a fabricação de remédios e estudos mundo afora.
___________________________________________________________________


TRANSPORTE COLETIVO, UM PROBLEMA SEM SOLUÇÃO

Autores: Afonso Lima Lopes
Delcidia de O. S.
Terezinha Miranda de Araújo


No ano de 1986, existia em Manaus uma frota de 964 coletivos e não eram o suficiente para atender a população. Foi a época que chegou a Manaus os ônibus que tinha isolamento térmico, mais infelizmente não deu certo, devido ao nosso clima ser muito quente.
Já se passaram 23 anos dessa época até o dia de hoje e o transporte coletivo continua precário, a população continua sofrendo mesmo com os alternativos (conhecidos como lotação, fazendo jus ao nome), os passageiros continuam viajando em pé. Um sofrimento que parece não ter fim.
Existem em Manaus hoje, quase dois mil ônibus, são todos velhos, não oferecem nem um tipo de conforto para os passageiros. A única coisa que se renova a cada ano são as tarifas.
Para melhorar o sistema de transporte coletivo em Manaus, a prefeitura deveria abrir licitação para outras impressas para concorrer com as que têm aqui.
___________________________________________________________________

A POLUIÇÃO DOS RIOS NA ORLA DE MANAUS

AUTORES: Rodiney Maia dos Santos
Manoel Ivanei M. Marques


Igarapés e riachos contaminados que deságuam no rio negro, que podem afetar a qualidade da água fornecida aos consumidores dentro de 50 anos.
Apesar de estar situada à margem do rio negro, Manaus pode sofre a falta de água potável nos próximos 50 anos, se continuar sem gerenciar os recursos hídricos que possui. O alerta foi feito por especialistas na área Ramiro Maia, da campanha de pesquisa de recursos naturais.
Na época que ele conclui esta pesquisa, ele disse que os serviços de tratamento dos rios precisavam de urgência.
Mais de lá pra cá muitos serviços foram feitos e pouco se resolveu, os rios e igarapés continuam poluídos e os governantes apesar de se esforçarem para conter a poluição, os rios continuam cheios de lixo e resíduos que são despejados pelas fabricas e pelas próprias pessoas que moram nas áreas dos igarapés.
Mais o que nos temos visto é que a tendência é melhorar, com as obras do Prosamim, o governo retirando as pessoas das áreas atingidas tudo pode ficar bem melhor.
___________________________________________________________________


Manaus, 30 de setembro de 1997.

O ÍNDICE DE MORTE NO9 TRÂNSITO

Autoras: Daniele Aguiar
Regiane de Oliveira

Nos tempos de hoje aumentou ainda mais as mortes no transito, as principais vitimas são crianças, principalmente quando estão em beira de ruas ou até mesmo em algum veículo como bicicletas, muitas pessoas atravessam as ruas sem olhar para os lados, muitas vezes os condutores dos veículos quando batem em alguém, alguns ainda prestam socorro, algumas vitimas chegam ao hospital mortos. Há alguns anos atrás não ocorriam muitas mortes no transito, mais agora aumentou o índice de mortes. Muitas vezes acontecem acidentes no transito por causa dos condutores de veículos que estão embriagados (bêbados) ou até mesmo quando eles estão em alta velocidade, foi como aconteceu com o menino Israel de 8 anos, que morreu em 23 de setembro de 1997, foi morto na compensa por um motorista que estava numa Toyota, quando bateu o menino, ele estava numa calçada.
Ele gritava “para, para, para moço” essas foram as ultimas palavras da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário