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quinta-feira, 6 de outubro de 2011
JUSTIFICATICA DO PROJETO MATEMÁTICA DIVERTIDA
A linguagem matemática, com seu código próprio, é a ferramenta mais precisa de que o homem dispõe para estruturar pensamentos, descrever o mundo e comunicar idéias. Proporcionar aos alunos o domínio dessa ferramenta é uma tarefa árdua e difícil tanto para os professores quanto para a escola. Mais partindo de um ponto de concordância (entre professores) em que o problema da matemática – sua aura de dificuldade e o baixo desempenho dos alunos – devem-se principalmente a um modo tradicional de ensinar que se baseia na memorização de fórmulas e procedimentos, sem a preocupação com os significados e conteúdos que eles expressam ou sua aplicação pratica, chegamos à conclusão que a matemática transmitida dessa forma faz com que os alunos a percebam como algo monótono e sem sentido, em que o professor transfere conceitos fundamentais através de aulas tediosas e maçantes. Acreditamos que a utilização de materiais concretos, lúdicos e da tecnologia na pedagogia moderna auxilia e contribui para a eficácia do aprendizado do aluno que, através do simples “brincar”, não apresenta limites, antes encontrados dentro da sala de aula em certas matérias, ou seja, permite ao aluno evoluir segundo seu próprio ritmo. Dessa forma pode-se tornar a matemática atraente e dinâmica tornando o aprendizado possível e agradável através de estímulos e desafios, torna o aluno produtor de linguagens, criador de convenções, capacitando-se a se submeter a regras e dar explicações, despertando o desafio que gera o interesse e o prazer.
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